Skip to main content

Reitoria


Biografia

Mindelo, 15 de abril de 2024

Carlos Alberto Delgado, nasceu na zona Sul, do concelho do Porto Novo, Santo Antão, Cabo Verde a 28 de janeiro de 1965.

Em 1989, frequentou o curso de Bacharel no Instituto Superior de Educação (ISE), tendo concluído o curso de Professor em Estudos Cabo-verdianos e Portugueses em 2001.

Nessa mesma data, 2001, iniciou o curso de Complemento de Licenciatura em Estudos Cabo-verdianos e Portugueses no Instituto de Estudo Superior Isidoro da Graça, tendo concluído em 2002.

Em 2004, deslocou-se a Portugal, onde, na Universidade da Beira Interior, fez o Mestrado em Língua, Cultura Portuguesa e Didática, tendo especializado em Linguística em 2006.

De 2006 a 2009, frequentou o Doutoramento em Letras, na mesma Universidade, em Portugal, tendo concluído, com alta distinção, em 2009, o Doutoramento, com a especialização Sociolinguística.

Publicou dois livros na área da sua especialidade e é coautor de um terceiro, também publicado.

É docente e investigador, tendo desempenhado várias funções académicas e científicas.

Desempenhou, durante três anos, as funções de Delegado do Ministério da Educação do Porto Novo.

Em 2008, recebeu um Diploma de Mérito da Administração Pública Cabo-verdiana como um dos melhores gestores público do país.

Em julho de 2009, a Delegação do Ministério da Educação, que dirigia enquanto responsável máximo do Ministério, recebeu um Prémio no valor de quinhentos mil escudos, como a melhor Instituição Pública do país, concurso lançado pela então Secretaria de Estado da Administração Pública e da qual participaram diversas instituições e empresas Públicas do país.

Foi Deputado à Assembleia Nacional de Cabo Verde de 2011 a 2021. Foi Deputado da CEDEAO de 2012 a 2021, tendo desempenhado as funções de Relator das Comissões de Alfândega e Livre Circulação de Pessoas e Bens e de Educação, respetivamente, para além de ter sido membro da Comissão de Assuntos Políticos, Paz e Segurança da região.

Enquanto Deputado da CEDEAO, participou em várias missões de paz, em diversas regiões, tendo contribuído para a normalidade política nas respetivas regiões e Estados em conflito.

É membro da Associação Internacional dos Crioulos de Base Portuguesa e Ibérica.

Outras Referências

  • Foi Presidente da Assembleia Municipal do Porto Novo entre 2012 e 2016;
  • Ainda, a nível académico, foi Diretor do Departamento de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Lusófona de Cabo Verde, Instituição a que pertenceu como professor desde o 2º semestre do ano letivo 2007-2008;
  • Participou em várias bancas de defesa de trabalhos de Pós-Graduação e orientação de trabalhos científicos de Graduação e Pós-Graduação;
  • Tem participado, enquanto académico, em vários Congressos e Conferências Internacionais, com comunicação de interesse científica.

 

 

O Reitor

Professor Doutor Carlos Alberto Delgado

IMG 6221 1

Carlos Alberto Delgado

Reitor da Universidade Lusófona de Cabo Verde