Skip to main content

Notícias

Encerramento do 1º curso de Polícia Municipal de Cabo Verde

A primeira formação da Polícia Municipal de Cabo Verde, ministrada pela Universidade de Cabo Verde, chegou ao fim, depois de 3 meses intensivos, com 25 formados, sendo 16 de São Vicente, e 9 da ilha do Sal. Os referidos Agentes de Polícia Municipal, receberam os seus certificados, durante uma cerimónia que foi presidida pelo Sr. Ministro da Administração Interna e como convidados, o Sr. Presidente da Câmara Municipal de São Vicente, os autarcas do Porto Novo e da ilha do Sal, entre várias entidades.  

O recém formado Stevem Lopes, discursou em nome dos formados, onde agradeceu a todos os que contribuíram para que a formação fosse um sucesso, nomeadamente a ULCV e o Governo de CV, que apostou na realização desta. Afirmou ainda que, não foram somente conhecimentos adquiridos, mas sim, um acúmulo de aprendizados durante o percurso do curso, destacando com imensa satisfação as seguintes palavras: “Que sirva de incentivo para as restantes ilhas, pois a criação desta polícia visa promover a cidadania e segurança comunitária.”

Em nome da Universidade, o Magnífico Reitor, Professor Doutor Carlos Alberto Delgado, sublinhou que, o primeiro curso da Polícia Municipal, é fruto de um protocolo entre a ULCV e a Direção da Polícia Nacional, e que ambas as partes estão satisfeitas depois do resultado conseguido, com a conclusão da formação que designou de muito específica e exigente.

Ressaltou a grande responsabilidade por parte da ULCV, destacando o envolvimento e a dedicação de todo o corpo que integrou o cumprimento do plano curricular. “Conseguimos e fica para a história”, foi uma das frases que o Reitor frisou com muita satisfação.

Segundo o Sr. Presidente da Câmara Municipal de São Vicente, Doutor Augusto Neves, ter agentes de Polícia Municipal formados, é o culminar de uma luta antiga da autarquia de S. Vicente e espera que, os PM, para além das funções que lhes competem, tenham vigilância, observação e sensibilidade, fazendo com que os cidadãos se sintam auxiliados no que for preciso, depositando total confiança, para uma sociedade mais segura, desafiando-os para uma articulação efetiva com a Polícia Nacional e os Bombeiros Municipais.

Para o Sr. Ministro da Administração Interna, Dr. Paulo Rocha, é um modelo de formação a ser implementado em todo o país, sendo esta, de grande importância e extrema necessidade. Frisou que, os formados, mostraram uma vontade enorme de dar corpo ao projeto que considera ambicioso, visando a mudança do paradigma de policiamento comunitário municipal em Cabo Verde.

Ainda o Sr. Ministro da Administração Interna, perspetiva resultados de excelência, se nos domínios de Direção e Controlo, o projeto mantiver o mesmo rigor do Planeamento e Organização.

Encorajou e desafiou os primeiros Agentes de Polícia Municipal a serem uma referência para o país. 
Veja as fotos do envento em:https://www.facebook.com/ulcvv

Visitas a ULCV

No dia 7 de julho do corrente ano, a Universidade Lusófona de Cabo Verde, teve a honra de receber, na sede da Reitoria, em São Vicente, a Presidente da Sociedade Cabo-verdiana de Música (SCM), a Cantora e compositora, Dra. Solange Cesarovona, que, aproveitou o ensejo de, para além dos cordiais cumprimentos ao Magnífico Reitor da instituição, Professor Doutor Carlos Albetro Delgado, ministrar, com o Dr. Mário de Pina, uma ação de formação dirigida aos formandos do Curso de Polícia Municipal, que durou, oito horas, dividida em diferentes módulos, pelos dois períodos do dia, conforme planeada. Os temas ministrados foram: "Defesa dos Direitos Autorais e Defesa da Propriedade Autorais". Segundo a representante máxima da SCM as ações de formação vem sendo suportadas pela Cooperação Luxemburguesa.

Videografia conquista espaço de reconhecimento e mérito em Cabo Verde

Alunos da ULCV com destaque no mercado cabo-verdiano, aproveitem e façam sua inscrição no curso de Ciências da Comunicação. Sigam os passos dos nossos profissionais!"

A Universidade Lusófona de Cabo Verde admitida como membro da Associação da AULP

A Universidade Lusófona de Cabo Verde, no quadro da sua estratégia de Internacionalização, foi admitida como membro associado da Associação das Universidades da Língua Portuguesa (AULP), durante o XXXII encontro da referida associação. Trata-se de um passo importante no quadro das relações de cooperação internacional, um dos desígnios maiores da ULCV.

SEGURANÇA NO AMBIENTE ESCOLAR

Segurança no ambiente Escolar, foi o tema escolhido para uma conversa aberta entre os alunos do 4º ano do curso de GESTÃO DE SEGURANÇA da Universidade Lusófona de Cabo Verde e os alunos do Liceu José Augusto Pinto.