Skip to main content

Protocolo de Parceria Institucional entre Universidade Lusófona de Cabo Verde - ULCV, Ministério da Educação – ME e a Fundação Cabo-verdiana de Ação Social e Escolar – FICASE.

 

No âmbito da sua missão institucional a Universidade Lusófona de Cabo Verde – ULCV, assinou um protocolo de cooperação tripartido com o Ministério da Educação – ME e a FICASE, ontem, dia 24 de setembro, pelas 10h e 30mn, na Universidade Lusófona - Unidade Orgânica do Mindelo.

O ato contou com a assinatura da Sra. Administradora, Dra. Filomena Martins, por parte da Universidade Lusófona, pelo Diretor Geral, Dr. Wilson José Moreno, representando o Ministério da Educação e pelo Presidente do Conselho de Administração, Dr. Adilson Freire par parte da FICASE.

O principal objetivo do protocolo, está virado para a área educacional, com o propósito de em fortalecer a Licenciatura em Educação, mediante comparticipação no financiamento de 60% das propinas dos estudantes com perfil formativo e profissional, para Monitores de Infância ou áreas afins da Educação Pré-Escolar, em exercício nos Jardins-de-infância ou estabelecimentos conexos.

Para a ULCV o protocolo em pauta é de capital importância para o fortalecimento do sistema educativo cabo-verdiano, porquanto a sua aplicação será indissociável de mais e melhor qualidade para a educação em Cabo Verde. Da parte do ME a educação se define como uma das suas grandes prioridades a “Universalização da educação pré-escolar, inclusão e qualidade das aprendizagens no 1º ciclo do EBO”, concebido para beneficiar os mais desfavorecidos, universalizando o acesso ao pré-escolar e melhorando as condições de aprendizagem nos jardins-de-infância e nas escolas. Por sua vez, o PCA da FICASE, Sr. Adilson Freire afirmou que a formação dos educadores de infância é uma aposta segura para a melhoria da qualidade do ensino em Cabo Verde.

Todos, cientes de que a promoção da cooperação institucional se traduz frequentemente na assinatura e implementação de acordos de cooperação passíveis de potenciar as iniciativas no âmbito do reforço

das medidas que visam a promoção de uma educação de qualidade e a partilha da informação.