Skip to main content

Mobilidade académica - Uma realidade Universidade Lusófona de Cabo Verde

Mobilidade académica- uma realidade Universidade Lusófona de Cabo Verde

No âmbito do Programa de Mobilidade Académica, as Professoras e investigadoras Diana Dias e Gina Carvalho, da Universidade Lusófona de Portugal, realizam, entre os dias 23 a 30 do de janeiro do corrente ano, uma missão académica à Universidade Lusófona de Cabo Verde.

A visita centrada na Unidade Orgânica do Mindelo tem como objetivo dar corpo às relações existentes entre à ULCV e a Lusófona de Portugal, no âmbito da Mobilidade Académica que começou a ser uma realidade na Universidade neste ano letivo de 2025/26.

A Partilha experiências, o desenvolvimento de projetos comuns de investigação, a dinamização de formação avançada, o intercâmbio entre docentes e estudantes, entre outros projetos, são atividades que fazem parte do protocolo de mobilidade entre as duas instituições.

A agenda das referidas docentes iniciou no dia 23 de janeiro, com a chegada à ilha, seguida de um encontro com o Magnífico Reitor, Professor Doutor Carlos Alberto Delgado, destinado à articulação académica e científica entre as duas instituições, e de uma visita de cortesia à Senhora Administradora, Dra. Filomena Martins.

Nos dias 26 e 28 de janeiro, decorarão seminários académicos dirigidos aos estudantes da 3.ª edição do Mestrado em Contabilidade, Fiscalidade e Auditoria Financeira e da 4.ª edição do Mestrado em Gestão de Recursos Humanos e Intervenção Organizacional, promovendo momentos de reflexão, debates e aprofundamento de conhecimentos.

No dia 27 de janeiro, realizar-se-á reuniões de trabalho com a Pró-Reitora, esta, enquanto Diretora do Centro de Investigação da ULCV, e com a Diretora de Cooperação, um encontro que tem como objetivo analisar projetos conjuntos e partilha de experiências no domínio de investigação e mobilidade.

O programa inclui ainda, no dia 29 de janeiro, uma visita guiada à Ilha de São Vicente, com o propósito de proporcionar o conhecimento do património cultural, social e turístico da região.

A mobilidade académica reafirma o compromisso das instituições com a internacionalização do ensino superior, a cooperação científica e o fortalecimento das redes académicas.