Skip to main content

Encerramento do 1º curso de Polícia Municipal de Cabo Verde

A primeira formação da Polícia Municipal de Cabo Verde, ministrada pela Universidade de Cabo Verde, chegou ao fim, depois de 3 meses intensivos, com 25 formados, sendo 16 de São Vicente, e 9 da ilha do Sal. Os referidos Agentes de Polícia Municipal, receberam os seus certificados, durante uma cerimónia que foi presidida pelo Sr. Ministro da Administração Interna e como convidados, o Sr. Presidente da Câmara Municipal de São Vicente, os autarcas do Porto Novo e da ilha do Sal, entre várias entidades.

O recém formado Stevem Lopes, discursou em nome dos formados, onde agradeceu a todos os que contribuíram para que a formação fosse um sucesso, nomeadamente a ULCV e o Governo de CV, que apostou na realização desta. Afirmou ainda que, não foram somente conhecimentos adquiridos, mas sim, um acúmulo de aprendizados durante o percurso do curso, destacando com imensa satisfação as seguintes palavras: “Que sirva de incentivo para as restantes ilhas, pois a criação desta polícia visa promover a cidadania e segurança comunitária.”

Em nome da Universidade, o Magnífico Reitor, Professor Doutor Carlos Alberto Delgado, sublinhou que, o primeiro curso da Polícia Municipal, é fruto de um protocolo entre a ULCV e a Direção da Polícia Nacional, e que ambas as partes estão satisfeitas depois do resultado conseguido, com a conclusão da formação que designou de muito específica e exigente.

Ressaltou a grande responsabilidade por parte da ULCV, destacando o envolvimento e a dedicação de todo o corpo que integrou o cumprimento do plano curricular. “Conseguimos e fica para a história”, foi uma das frases que o Reitor frisou com muita satisfação.

Segundo o Sr. Presidente da Câmara Municipal de São Vicente, Doutor Augusto Neves, ter agentes de Polícia Municipal formados, é o culminar de uma luta antiga da autarquia de S. Vicente e espera que, os PM, para além das funções que lhes competem, tenham vigilância, observação e sensibilidade, fazendo com que os cidadãos se sintam auxiliados no que for preciso, depositando total confiança, para uma sociedade mais segura, desafiando-os para uma articulação efetiva com a Polícia Nacional e os Bombeiros Municipais.

Para o Sr. Ministro da Administração Interna, Dr. Paulo Rocha, é um modelo de formação a ser implementado em todo o país, sendo esta, de grande importância e extrema necessidade. Frisou que, os formados, mostraram uma vontade enorme de dar corpo ao projeto que considera ambicioso, visando a mudança do paradigma de policiamento comunitário municipal em Cabo Verde.

Ainda o Sr. Ministro da Administração Interna, perspetiva resultados de excelência, se nos domínios de Direção e Controlo, o projeto mantiver o mesmo rigor do Planeamento e Organização.

Encorajou e desafiou os primeiros Agentes de Polícia Municipal a serem uma referência para o país.

Fotos do Evento