Skip to main content

1º Congresso Internacional: Ciência, Inovação e Desenvolvimento na Lusofonia

Organização

Universidade Lusófona de Cabo Verde

Data

Outubro de 2023

Apresentação e objetivos

No mundo contemporâneo, as universidades vêm sendo confrontadas com uma nova missão que consiste em responder às demandas inerentes à economia do conhecimento, para ajudar as sociedades a competirem no mercado global. Isso implica uma estratégia para a produção e gestão do conhecimento enquanto fator de inovação com impacto na economia.

A tendência para a aposta nas “universidades empreendedoras” que sejam, do mesmo passo, inovadoras e humanistas, denota uma orientação para a vida ativa e o mercado, em termos de transferência do conhecimento, agenciamento e prestação de serviços, a que acresce o contributo essencial das academias para fundamentar, em bases científica e tecnicamente sustentadas, as propostas para enfrentar os desafios do desenvolvimento e do progresso.Com efeito, as sociedade hodiernas necessitam de universidades que sejam motores de inovação, empreendedorismo, desenvolvimento humano e progresso sustentável.

Do ponto de vista do desenvolvimento, Cabo Verde é hoje desafiado a endogeneizar, diversificar e qualificar o seu processo produtivo, através da potenciação de áreas como a economia azul, a economia verde, a economia digital, o turismo e o incremento de energias renováveis, para sobreviver e competir no concerto das nações. Se assim não o fizer, não está só perdendo o seu presente: está perdendo o chão onde nasceria um outro amanhã. Contudo, para o fazer, com eficácia o país precisa reforçar o seu sistema científico, a sua capacidade de investigação e conectar-se ao mundo.

Historicamente, a valorização económica e social das atividades de Ciência, Tecnologia e Inovação em Cabo Verde, tem sido baixa. Em poucas ocasiões, diferentes do agora, tem-se considerado o investimento e a mudança nestes domínios baseado em esforços domésticos como sendo prioridade e motor relevante para melhorar o desempenho da economia cabo-verdiana. Novas clareiras para o desenvolvimento são possíveis se se cultivar novos conhecimentos e novas tecnologias.

A investigação e a inovação contribuem para o uso sustentável de recursos escassos como, (energia; água, terra arável e a vegetação); atenuam o impacto dos indutores da pobreza como a educação, a saúde e o crescimento económico e contribuem para a melhoria do meio ambiente no domínio (energético, oceanográfico e ecológico) em abordagens sustentáveis que geram bens e serviços que a sociedade necessita para o seu progresso.

Aceitando estes desafios, a Universidade Lusófona de Cabo Verde, apoiada e enquadrada pelo "Ensino Lusófona", o maior projeto privado de Ensino Superior da Lusofonia, vai levar a cabo o 1º Congresso Internacional: Ciência, Inovação e Desenvolvimento na Lusofonia, procurando dar o seu contributo para um sólido e sustentável desenvolvimento da Ciência em Cabo Verde e nos restantes países lusófonos.