O Curso de Licenciatura em Ciências da Comunicação compreende uma clara adequação dos conteúdos programáticos à realidade cabo-verdiana, procurando constituir um curso inovador, que articule os estudos de Comunicação, uma novidade não só no panorama cabo-verdiano como no internacional. Visa-se também, desde o início, atingir uma forte componente tecnológica e científica, dando particular atenção às necessidades da formação para o espaço lusófono. Foi este facto que conduziu à opção de abranger áreas onde a formação de especialistas se faz largamente sentir.
A Licenciatura em Ciências da Comunicação apresenta ainda como fator claro de inovação o facto da formação especializada alcançar 50% do currículo da Licenciatura. Neste sentido, a especialização não constitui um suplemento da Licenciatura, mas um dos seus elementos distintivos.
O Curso de Licenciatura em Ciências da Comunicação encontra-se acreditado pela ARES - Agência Reguladora do Ensino Superior, mediante o Despacho 020.ARES.2020, publicado no Boletim Oficial nº 5, da II Série, de 12 de Janeiro de 2021.
Licenciatura em Ciências da Comunicação terá um perfil académico e profissional baseado nas áreas de conhecimento que sustentam a abrangência da sua intervenção: comunicação, audiovisual, multimédia e jornalismo. Entre as principais saídas temos:
Considerando as disciplinas efetivamente lecionadas, no curso de Licenciatura em Ciências da Comunicação, na Universidade Lusófona de Cabo Verde, as quais não corresponderam, na sua plenitude ao Plano Acredito pelas DGES - Direção Geral do Ensino Superior, o Conselho Científico desta IES aprovou as seguintes equivalências internas, à turma de 2017/2021 e à de 2018/2022, conforme ata que pode ser acedida aqui.