Skip to main content

Encerramento da Formação de Arbitragem e Mediação de Conflitos

Terminou, ontem dia 13 de março de 2024, quarta-feira a primeira formação em Mediação e Arbitragem me Cabo Verde, ministrada pela Universidade Lusófona de Cabo Verde em São Vicente.

Terminou a primeira formação de “Mediação e Arbitragem de Cabo Verde”, ministrada pela Universidade Lusófona de Cabo Verde, em São Vicente, após 3 semanas intensivos. Os 30 recém mediadores, receberam os seus certificados, durante uma cerimónia que foi presidida pela Sua Excelência a Sra. Ministra da Justiça e contou ainda com a presença de várias entidades convidadas, nomeadamente a Conservadora dos Registos Civis de São Vicente.

O recém formado César Silva, discursou em nome dos formados, onde agradeceu a todos os que contribuíram para que a formação fosse um sucesso, nomeadamente o Governo de Cabo Verde e a ULCV, que apostou na realização desta formação, com uma visão de promover a justiça de forma eficiente e equitativa e formando uma nova geração de profissionais qualificados e comprometidos com os mais altos padrões éticos e jurídicos. Afirmou ainda que, será um início de uma jornada enquanto agentes de transformações no Campo de Arbitragem e Mediação.

O Coordenador da formação, Doutor Belarmino Lucas, disse que “em Cabo Verde essa é uma área onde todos ainda estamos a aprender tendo em conta, que encontramo-nos numa altura em que se abrem novas e maiores avenidas de arbitragem e mediação e nos meios alternativos de resolução de litígios em geral”, portanto, sublinhou que “estamos a construir verdadeiros especialistas nessa área, conseguindo assim alcançar o objetivo esperado com o excelente apoio de todo o serviço administrativo e académico prestado ao curso por parte da ULCV”.

Em nome da Universidade, o Magnífico Reitor, Professor Dr. Carlos Alberto Delgado, destacou que, a cerimónia é um ato simples, mas de extrema importância para esta cidade, para a Zona Norte e para o país contribuíndo para o alívio dos tribunais e para o diálogo social num atual contexto de desenvolvimento. Ressaltou que esta formação é mais um evento marcante, destacando a organização e a forma como decorreu que fez com que este curso seja fosse um dos mais bem sucedidos da Universidade Lusófona de Cabo Verde, agradecendo a grande colaboração do Ministério da Justiça de Cabo Verde. que por seu intermédio vem fazendo que a cooperação seja um ativo importante da relação institucional entre ambos.

A Sra. Ministra da Justiça, Dra. Joana Gomes Rosa Amado, destacou que a formação correspondeu à a sua preocupação, de se ter uma formação capaz de motivar e criar confiança nos cidadãos e nas empresas, razão pela qual se exigiu qualidade, para se ter um começo de sucesso. Agradeceu a parceria com a ULCV e disse ainda que da parte do Ministério da Justiça tudo será feito para que verdadeiramente esta fase se começa e que fases seguintes seguirão para trabalhar a implementação dos “Centros de Mediação e Arbitragem” e criar todas as condições necessárias para poderem ter os mecanismos

alternativos, de arbitragem e mediação a funcionar em São Vicente. Ainda desafiou os privados, precisamente a ULCV a criar condições de assumir um Centro de Mediação, com total assessoria e acompanhamento do Ministério da Justiça. Terminou agradecendo a presença de todos, reforçando que os desafios da justiça em Cabo Verde, são da responsabilidade de todos.

Fotos do Evento