Licenciatura em Gestão de Empresas

Departamento de Ciências Empresariais e Tecnológicas

Direcção de Curso

Mestre Raquel do Rosário

ulcv Gestão-empresas

FUNDAMENTAÇÃO

O Curso de Licenciatura em Gestão de Empresas da Universidade Lusófona de Cabo Verde apresenta um perfil de licenciatura de banda larga, permitindo a formação de gestores dotados de uma excelente capacidade de inserção no mercado de trabalho.

Pretende-se assim ministrar uma formação multidisciplinar, abrangente e eclética, permitindo dotar os futuros licenciados com as competências adequadas ao exercício da sua actividade profissional como quadros e dirigentes de empresas e outras instituições, públicas ou privadas. Ao longo do curso, os alunos, para além da frequência de um conjunto de disciplinas obrigatórias, têm ainda à sua disposição diversas disciplinas de opção em diferentes áreas científicas, traduzindo uma aposta forte na aquisição de conhecimentos, de competências e de saberes estabelecidos para o grau académico de Licenciado, que permitam não só o pleno exercício profissional mas também o prosseguimento dos estudos.

 

OBJETIVOS

O Plano de Estudos apresentado elege como finalidades essenciais o desenvolvimento das seguintes capacidades e competências por parte dos nossos alunos: autonomia na aquisição de conhecimentos e de competências; capacidade de análise crítica fundamentada; autonomia de pensamento alicerçada em elementos científica, ética e socialmente fundados; recolha, selecção, interpretação e utilização de informação; capacidade para formular e resolver problemas de maneira técnica e cientificamente estruturada; capacidade para apresentar e comunicar informações, ideias, problemas e soluções aos públicos a que se dirigem, tanto no plano da oralidade como da escrita e do uso dos equipamentos tecnológicos, e sempre de forma calibrada, tendo em conta a diversidade de formação e de interesses dos públicos a quem se dirigem; permanente curiosidade intelectual que os leve a pensar a formação não como um processo que se esgota com a simples aquisição de um grau académico mas que se prolonga no tempo, fruto dos processos dinâmicos e concorrenciais que sujeitam e definem as sociedades modernas.

 

PERFIL DE ENTRADA E CONDIÇÕES DE ACESSO

Serão admitidos à matrícula no curso de Licenciatura em Gestão de Empresas, os cidadãos nacionais ou estrangeiros que reúnam as condições constantes na Lei de Bases do Sistema Educativo (Lei n.º 54/VII/2010, publicada no Boletim Oficial n.º 17, I Série, de 07/05/10) e com base no Decreto-Lei nº 17/2007 que aprova o Estatuto do Ensino Superior Particular e Cooperativo. 

Serão também admitidos candidatos provenientes de outras Instituições de Ensino Superior cabo-verdianas ou estrangeiras, mediante um processo de equivalência, de acordo com os Estatutos e Regulamentos Internos da Universidade Lusófona de Cabo Verde, que pretendem ampliar a sua formação no curriculum do curso de Licenciatura Gestão de Empresas.

De acordo com a estrutura curricular e com as condições das instalações físicas da Universidade Lusófona de Cabo Verde, o número mínimo de candidatos a admitir é de 15 (quinze) e o máximo de 40 (quarenta). 

Critérios de selecção:

  • Classificação final do 12º Ano ou equivalente;
  • Mérito da informação curricular e científica;
  • Entrevistas e/ou provas de seleção. 

Para os casos não previstos, a admissão será da responsabilidade do Conselho Científico da Universidade da Universidade Lusófona de Cabo Verde.

 

PERFIL DE SAÍDA PROFISSIONAIS

O/A Licenciado/a em Gestão de Empresas terá um perfil académico e profissional multidisciplinar baseado nas áreas de conhecimento que sustentam a abrangência da sua intervenção: gestão de empresas publicas e privadas, serviços públicos nacionais, regionais e locais, em áreas administrativas, contabilística, financeira, bancária, seguradora, de gestão de recursos humanos, comercial e de marketing.

O plano de estudos elege igualmente como finalidades essenciais o desenvolvimento das seguintes capacidades e competências por parte dos nossos alunos: 

-          autonomia na aquisição de conhecimentos e de competências;

-          capacidade de análise crítica fundamentada; 

-          autonomia de pensamento alicerçada em elementos científica, ética e socialmente fundados;

-          recolha, seleção, interpretação e utilização de informação;

-          capacidade para formular e resolver problemas de maneira técnica e cientificamente estruturada; 

-          capacidade para apresentar e comunicar informações, ideias, problemas e soluções aos públicos a que se dirigem tanto no plano da oralidade, como da escrita e do uso dos equipamentos tecnológicos, e sempre de forma calibrada tendo em conta a diversidade de formação e de interesses dos públicos a quem se dirigem;

-          permanente curiosidade intelectual.

 

CARREIRAS PROFISSIONAIS

No final da sua formação o Aluno está habilitado a exercer qualquer função nas áreas de administração e gestão nomeadamente:

-          Banca e Seguros;

-          Consultoria em Instituições Económicas e Financeiras Internacionais;

-          Empresas privadas na indústria e nos serviços;

-          Empresas Públicas;

-          Ensino e pesquisa.

 

ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DO CURSO

Estrutura Curricular

Este curso de Licenciatura em Gestão de Empresas proposto tem a duração de um ciclo único de 4 (quatro) anos, dividido em 8 (oito) semestres. Cada semestre é composto por 15 (quinze) semanas, tendo cada semana uma carga horária média de 45 (quarenta e cinco) horas de contacto, distribuídas por diferentes tipologias.

 

O Plano de Estudos é composto por unidades curriculares que buscam conhecimento nas seguintes áreas científicas:

 

GES    – Área Científica de Gestão

LIN     – Área Científica de Línguas

MAT   – Área Científica de Matemática, Estatística e Probabilidade

CON   – Área Científica de Contabilidade

INF     – Área Científica de Informática

ECO    – Área Científica de Economia

DIR     – Área Científica de Direito

CSH    – Área Científica de Ciências Sociais e Humanas

INV    – Área Científica de Investigação Científica

Além dos conteúdos curriculares apontados a seguir, o currículo do curso adopta uma série de actividades desenvolvidas pelos alunos, igualmente importantes para a sua formação, conforme orientação do docente em cada disciplina.

 

Assim, a metodologia a ser utilizada para o funcionamento do curso, assentará em:

 

Aulas Teóricas: Exposição da matéria. Apresentação dos tópicos, brainstorming, apresentação e explicação dos conceitos teóricos.

Aulas Teórico-práticas: Serão orientadas para a compreensão dos diferentes sistemas político-sociais e funcionamento das organizações, assim como a intervenção nestas esferas a nível local, regional, nacional ou a nível internacional.

Aulas Práticas: As aulas práticas terão lugar em ambiente próprio, simulando situações reais de trabalho.

Trabalhos Práticos: Realização de trabalhos de aplicação dos conhecimentos adquiridos (nas aulas e através de investigação e/ou pesquisa).

Seminários/Palestras/Colóquios: Transmitir aos alunos conhecimentos teóricos e os fundamentos necessários para uma melhor compreensão de determinadas matérias e aspectos do curso, bem como para uma melhor preparação dos trabalhos práticos e científicos que serão solicitados ao longo da sua vida académica e profissional.

 

Justificação da Organização Curricular

Como regra geral, a estrutura curricular deste curso de Licenciatura em Gestão de Empresas, é flexível pelo facto de integrar várias áreas científicas e deixar a oportunidade para absorver, sempre que se justifique, as novas questões inerentes à dinâmica do tecido empresarial cabo-verdiano, em particular. Para além disso, foi elaborada na estrita observância das normas curriculares de cursos de Licenciatura das referidas áreas. Compreende-se, pois, que a estrutura proposta é adequada à formação de profissionais aptos a projectarem no desempenho efectivo e competente de actividades ligadas ao vasto campo de actuação da gestão de empresas publicas e privadas.

 

Obtenção do Grau de Licenciatura 

O grau de Licenciado/a em Gestão de Empresas será outorgado aos Alunos que tenham obtido aproveitamento em todas as Unidades Curriculares do Plano de Estudos, incluindo a defesa com sucesso de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), nas modalidades de monografia ou de Relatório de Estágio Profissional. Estes trabalhos devem ser elaborados de acordo com as normas de realização de trabalhos académicos e científicos, em vigor na Universidade Lusófona de Cabo Verde.

 

Áreas Científicas e Unidades de Crédito 

A atribuição dos créditos segundo o Sistema Europeu de Transferência de Créditos (ECTS) é baseada na carga média de trabalho que o Aluno médio deve desenvolver para concluir com êxito uma determinada unidade curricular, definida em termos de aquisição de uma dada competência.

Tendo em conta experiências de Universidades parceiras, a nova lei do Ensino Superior, claramente inspirada na Convenção de Bolonha, Universidade Lusófona de Cabo Verde, decidiu tomar como referência que 1 ECTS equivale a 28 horas de trabalho do Aluno. Ainda com base no anteriormente exposto, a Universidade Lusófona de Cabo Verde, decidiu centrar o processo de aprendizagem no Aluno, concedendo-lhe espaço para desenvolver a sua autonomia e responsabilidade de forma crescente, demonstrado através do número de horas de trabalho autónomo (TA), que são determinadas através da utilização do coeficiente de trabalho autónomo, de 1,5. Assim, o curso de Licenciatura em Gestão de Empresas, tem um total de 240 créditos distribuídos por 8 semestres e pelas diferentes áreas científicas, totalizando uma carga de trabalho de 7070 horas. O quadro seguinte sintetiza as ECTS por área científica:

 

Áreas Científicas

ECTS

%

1

LIN: Línguas

18

8%

2

CON: Contabilidade

24

10%

3

GES: Gestão

101

42%

4

ECO: Economia

20

8%

5

INF: Informática

4

2%

6

DIR: Direito

10

4%

7

CSH: Ciências Sociais e Humanas

9

4%

8

MAT: Matemática, Estatística e Probabilidade

30

13%

9

INV: Investigação Científica

24

10%

Total

 

240

100%

 

 

Regime de Avaliação

O regime de avaliação para o curso de Licenciatura em Gestão de Empresas, está de acordo com o regime em vigor na Universidade Lusófona de Cabo Verde e consta do Regulamento Escolar Interno, anexo a este Plano.

 

Plano de Estudos

Os quadros seguintes permitem visualizar as unidades curriculares distribuídas por ano e por semestre, a respectiva afetação nas áreas científicas e o peso de cada unidade curricular medido em termos de unidades de créditos. Este peso é também reflectido em termos de horas de trabalho necessário: total (horas presenciais e horas de trabalho autónomo), onde as horas presenciais são distribuídas em aulas teóricas (AT) e aulas práticas (AP).

 

Primeiro Ano / Primeiro Semestre

 

Unidade Curricular

Área

Créditos

Horas de Trabalho

Total

AT

ATP

TA

Contabilidade Geral e Financeira I

CON

7

188

14

60

112

Matemática I

MAT

5

150

15

45

90

Inglês I

LIN

4

115

30

15

70

Informática

INF

5

150

30

30

90

Comunicação e Expressão I

LIN

4

115

30

15

70

Direito Laboral

DIR

5

150

30

30

90

Totais

30

868

149

195

522

 

 

Primeiro Ano / Segundo Semestre

 

Unidade Curricular

Área

Créditos

Horas de Trabalho

Total

AT

ATP

TA

Organização e Estrutura das Empresas

GES

5

150

30

30

90

Contabilidade Geral e Financeira II

CON

7

188

15

60

112

Matemática II

MAT

5

150

15

45

90

Inglês II

LIN

4

115

30

15

70

Introdução ao Pensamento Contemporâneo

CIS

4

115

30

15

70

Comunicação e Expressão II

LIN

5

150

30

30

90

Totais

30

868

150

195

522

 

 

Segundo Ano / Primeiro Semestre

 

Unidade Curricular

Área

Créditos

Horas de Trabalho

Total

AT

ATP

TA

Contabilidade Custo I

CON

5

150

15

45

90

Probabilidades e Estatística I

MAT

5

150

15

45

90

Microeconomia

ECO

5

150

15

45

90

Cálculo Financeiro

GES

5

150

15

45

90

Ética e Deontologia Profissional / Seminário

CSH

5

150

30

30

90

Direito Comercial e Fiscal

DIR

5

150

30

30

90

Totais

30

900

120

240

540

 

 

Segundo Ano / Segundo Semestre

 

Unidade Curricular

Área

Créditos

Horas de Trabalho

Total

AT

ATP

TA

Marketing

GES

5

150

30

30

90

Sistema de Informação na Empresa

GES

5

150

30

30

90

Contabilidade de Custo II

CON

5

150

15

45

90

Probabilidades e Estatística II

MAT

5

150

15

45

90

Macroeconomia

ECO

5

150

15

4

90

Gestão de Recursos Humanos

GES

5

150

30

30

90

Totais

30

900

135

184

540

 

 

Terceiro Ano / Primeiro Semestre

 

Unidade Curricular

Área

Créditos

Horas de Trabalho

Total

AT

ATP

TA

Gestão Financeira

GES

5

150

30

30

90

Investigação Operacional

MAT

5

150

15

45

90

Concorrência e Mercados Externos

GES

5

150

30

30

90

Auditoria

GES

5

150

30

30

90

Fiscalidade

GES

5

150

30

30

90

Logística e Distribuição

GES

5

150

30

30

90

Totais

30

900

165

195

540

 

 

Terceiro Ano / Segundo Semestre

 

Unidade Curricular

Área

Créditos

Horas de Trabalho

Total

AT

ATP

TA

Análise de Investimentos

GES

5

150

30

30

90

Estratégia Empresarial

GES

5

150

30

30

90

Técnica de Negociação, Motivação e Liderança

GES

5

150

30

30

90

Economia dos países Lusófonos

ECO

5

150

30

30

90

Métodos Matemáticos e Previsão

MAT

5

150

15

45

90

Mercados e Investimento Financeiro

GES

5

150

15

45

90

Totais

30

900

150

210

540

 

 

Quarto Ano / Primeiro Semestre

 

Unidade Curricular

Área

Créditos

Horas de Trabalho

Total

AT

ATP

TA

MTC

INV

4

115

30

15

70

Princípios e Técnicas de Gestão de Risco

GES

5

150

15

45

90

Marketing Estratégico e Especializado

GES

5

150

30

30

90

Controlo de Gestão

GES

5

150

30

30

90

Gestão Operacional de Produção

GES

7

188

15

45

112

Empreendedorismo

GES

4

115

15

45

70

Totais

30

868

135

210

522

 

 

Quarto Ano / Segundo Semestre

 

Unidade Curricular

Área

Créditos

Horas de Trabalho

Total

AT

ATP

TA

TCC

INV

20

570

45

45

480

Fusões, Aquisições e Reestruturação de Empresas

GES

5

150

30

30

90

Política Económica

ECO

5

150

30

30

90

Totais

30

870

105

105

660

 

Faça a candidatura online para a Licenciatura em Gestão de Empresas aqui