Licenciatura em Gestão de Empresas Turísticas e Hoteleiras

 

Departamento de Ciências Empresariais e Tecnológicas

Direcção de Curso

Mestre João Rêgoulcv geht

FUNDAMENTAÇÃO 

O turismo moderno, que é já a maior "indústria" a nível mundial, transformou-se numa actividade complexa e, ao mesmo tempo, extremamente aliciante. É uma actividade complexa que abrange um vasto conjunto de actividades públicas e privadas que actuam em áreas muito diversificadas, tais como a hotelaria, a organização e comercialização de viagens, os transportes, as actividades desportivas, culturais e recreativas, a realização de reuniões, a gestão dos equipamentos de atracção e animação, o planeamento e a informação, para citar apenas as mais destacadas.

É uma actividade aliciante porque além de representar um permanente desafio em criatividade e inovação, permite desenvolver as capacidades individuais em constante contacto com novas formas de estar, diferentes culturas e diferentes modos de vida, contribuindo para o enriquecimento pessoal dos seus profissionais.

A gestão das empresas e actividades turísticas exige conhecimentos técnicos em variados domínios mas também, pelas suas características específicas, uma forte base cultural.

 

OBJETIVOS

Com a criação do Curso de Licenciatura em Gestão de Empresas Turísticas e Hoteleiras a Universidade Lusófona de Cabo Verde tem em vista contribuir para a melhoria da qualidade e da aptidão dos recursos humanos no desempenho de tarefas complexas na actividadeturística caboverdiana.

O plano curricular do Curso procura agregar às necessidades da formação técnica uma sólida formação cultural, privilegiando, dentro do possível, o recurso ao estudo de casos e à sua realização. Neste contexto, o Curso tem como objectivos:

- A formação de quadros superiores competentes na área dos serviços administrativos, que saibam saber fazer, bem como exigir competência na escolha de outros caminhos de acção futura;

- A preparação de técnicos superiores polivalentes, podendo estes abranger segmentos variados do mercado de trabalho, para além dos inerentes à sua actividade base;

- Uma preparação interdisciplinar no âmbito de um conjunto de matérias nas áreas científicas da gestão, contabilidade, matemática, direito, informática, economia e auditoria;

- Uma sólida formação no domínio das novas tecnologias atenta à experimentação, utilização e divulgação de inovações e aos novos horizontes da globalidade;

- O desenvolvimento de capacidades criativas e de apoio aos novos incentivos da transformação dos mercados e serviços, que começam a caracterizar as novas relações de trabalho na sociedade de hoje.

 

PERFIL DE ENTRADA E CONDIÇÕES DE ACESSO

Serão admitidos à matrícula no curso de Licenciatura em Gestão de Empresas Turísticas e Hoteleiras, os cidadãos nacionais ou estrangeiros que reúnam as condições constantes na Lei de Bases do Sistema Educativo (Lei n.º 54/VII/2010, publicada no Boletim Oficial n.º 17, I Série, de 07/05/10) e com base no Decreto-Lei nº 17/2007 que aprova o Estatuto do Ensino Superior Particular e Cooperativo.

Serão também admitidos candidatos provenientes de outras Instituições de Ensino Superior cabo-verdianas ou estrangeiras, mediante um processo de equivalência, de acordo com os Estatutos e Regulamentos Internos da Universidade Lusófona de Cabo Verde, que pretendem ampliar a sua formação no curriculum do curso de Licenciatura Gestão de Empresas Turísticas e Hoteleiras.

De acordo com a estrutura curricular e com as condições das instalações físicas da Universidade Lusófona de Cabo Verde, o número mínimo de candidatos a admitir é de 15 (quinze) e o máximo de 40 (quarenta).

 

Critérios de selecção:

  • Classificação final do 12º Ano ou equivalente;
  • Mérito da informação curricular e científica;
  • Entrevistas e/ou provas de seleção.

Para os casos não previstos, a admissão será da responsabilidade do Conselho Científico da Universidade da Universidade Lusófona de Cabo Verde.

 

PERFIL DE SAÍDA

O/A Licenciado/a em Turismo terá um perfil académico e profissional multidisciplinar baseado nas áreas de conhecimento que sustentam a abrangência da sua intervenção: gestão, restauração, eventos, hotelaria e turismo. Entre as principais saídas profissionais, temos: 

- Aeroportos;

- Agências de Viagens;

- Associações de Turismo;

- Câmaras Municipais;

- Companhias aéreas;

- Consultoria Turística;

- Cruzeiros Turísticos;

- Empreendedorismo Turístico;

- Empreendimentos Turísticos;

- Ensino do Turismo;

- Estabelecimentos Hoteleiros;

- Informação Turística;

- Investigação Turística;

- Operadores Turísticos;

- Organização de eventos turísticos;

- Parques Temáticos;

 

CARREIRAS PROFISSIONAIS

No final da sua formação o Aluno está habilitado a exercer qualquer função nas áreas de administração e gestão nomeadamente:

  • Complexos Turístico-Hoteleiros;
  • Operadores turísticos e Agências de Viagens;
  • Importadoras;
  • Gestão do alojamento turístico em geral e, em particular, o hoteleiro;
  • Organismos oficiais;
  • Empresas de animação turística;
  • Transportes turísticos;
  • Cadeias hoteleiras;
  • Organização e fornecimento de refeições (Cadeias de restaurante e "catering");
  • Centros de congressos e de exposições de carácter económico;
  • Organizações de ocupação de tempos livres;
  • Gestão da vertente Hoteleira nas Unidades de Saúde. 

 

ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DO CURSO

Estrutura Curricular

Este curso de Licenciatura em Gestão de Empresas Turísticas e Hoteleirasproposto tem a duração de um ciclo único de 4 (quatro) anos, dividido em 8 (oito) semestres. Cada semestre é composto por 15 (quinze) semanas, tendo cada semana uma carga horária média de 45 (quarenta e cinco) horas de contacto, distribuídas por diferentes tipologias. 

O Plano de Estudos é composto por unidades curriculares que buscam conhecimento nas seguintes áreas científicas:

TUR    – Área Científica de Turismo

GES    – Área Científica de Gestão

LIN     – Área Científica de Línguas

MAT   – Área Científica de Matemática e Estatística

FIN     – Área Científica de Contabilidade e Finanças

INF     – Área Científica de Informática / Sistemas de Informação

ECO    – Área Científica de Economia

DIR     – Área Científica de Direito

INV    – Área Científica de Investigação Científica

 

Além dos conteúdos curriculares apontados a seguir, o currículo do curso adopta uma série de actividades desenvolvidas pelos alunos, igualmente importantes para a sua formação, conforme orientação do docente em cada disciplina. 

Assim, a metodologia a ser utilizada para o funcionamento do curso, assentará em: 

  1. Aulas Teóricas: Exposição da matéria. Apresentação dos tópicos, brainstorming, apresentação e explicação dos conceitos teóricos. 
  2. Aulas Teórico-práticas: Serão orientadas para a compreensão dos diferentes sistemas político-sociais e funcionamento das organizações, assim como a intervenção nestas esferas a nível local, regional, nacional ou a nível internacional. 
  3. Aulas Práticas: As aulas práticas terão lugar em ambiente próprio, simulando situações reais de trabalho. 
  4. Trabalhos Práticos: Realização de trabalhos de aplicação dos conhecimentos adquiridos (nas aulas e através de investigação e/ou pesquisa). 
  5. Seminários/Palestras/Colóquios: Transmitir aos alunos conhecimentos teóricos e os fundamentos necessários para uma melhor compreensão de determinadas matérias e aspectos do curso, bem como para uma melhor preparação dos trabalhos práticos e científicos que serão solicitados ao longo da sua vida académica e profissional.

 

Justificação da Organização Curricular

Como regra geral, a estrutura curricular deste curso de Licenciatura em Gestão de Empresas Turísticas e Hoteleiras, é flexível pelo facto de integrar várias áreas científicas e deixar a oportunidade para absorver, sempre que se justifique, as novas questões inerentes à dinâmica do tecido empresarial cabo-verdiano, em particular. Para além disso, foi elaborada na estrita observância das normas curriculares de cursos de Licenciatura das referidas áreas. Compreende-se, pois, que a estrutura proposta é adequada à formação de profissionais aptos a projectarem no desempenho efectivo e competente de actividades ligadas ao vasto campo de actuação da gestão de empresas de restauração, hotelaria e turismo.

 

Obtenção do Grau de Licenciatura 

O grau de Licenciado/a em Turismo será outorgado aos Alunos que tenham obtido aproveitamento em todas as Unidades Curriculares do Plano de Estudos, incluindo a defesa com sucesso de Trabalho de Final de Curso (TCC), nas modalidades de monografia ou de Relatório de Estágio Profissional. Estes trabalhos devem ser elaborados de acordo com as normas de realização de trabalhos académicos e científicos, em vigor na Universidade Lusófona de Cabo Verde.

 

Plano de Estudos

Os quadros seguintes permitem visualizar as unidades curriculares distribuídas por ano e por semestre, a respectiva afetação nas áreas científicas e o peso de cada unidade curricular medido em termos de unidades de créditos. Este peso é também reflectido em termos de horas de trabalho necessário: total (horas presenciais e horas de trabalho autónomo), onde as horas presenciais são distribuídas em aulas teóricas (AT) e aulas práticas (AP).

 

Primeiro Ano / Primeiro Semestre

 

Unidade Curricular

Área

Créditos

Horas de Trabalho

 

 

 

Total

AT

ATP

TA

Princípios Gerais de Turismo

TUR

5

150

45

15

90

Téc.de Expressão Oral e Escrita

LIN

5

150

45

15

90

Inglês I

LIN

5

150

30

30

90

Matemática

MAT

5

150

45

15

90

Informática aplicada à Gestão

INF

5

150

30

30

90

Francês I

LIN

5

150

30

30

90

Totais

30

900

225

135

540

 

Primeiro Ano / Segundo Semestre

 

Unidade Curricular

Área

Créditos

Horas de Trabalho

 

 

 

Total

AT

ATP

TA

Gestão da Restauração

GES

5

150

45

15

90

Turismo e Património Cultural

TUR

4

115

30

15

70

Inglês II

LIN

5

150

30

30

90

Francês II

LIN

5

150

30

30

90

Téc. Pesquisa e Investigação

INV

5

150

30

30

90

Estágio I

TUR

6

180

30

120

30

Totais

30

895

180

240

460

               

 

Segundo Ano / Primeiro Semestre

 

Unidade Curricular

Área

Créditos

 

Horas de Trabalho

 

 

Total

AT

ATP

TA

Gestão dos Rec. Humanos

GES

5

150

30

30

90

Contabilidade Geral I

FIN

5

150

30

30

90

Inglês III

LIN

5

150

30

30

90

Francês III

LIN

5

150

30

30

90

Hig. e Segurança no Trabalho

GES

5

150

45

15

90

Animação Tur. e Hoteleira

TUR

5

115

30

30

90

Totais

30

865

195

165

540

               

 

Segundo Ano / Segundo Semestre

 

Unidade Curricular

Área

Créditos

 

Horas de Trabalho

 

 

Total

AT

ATP

TA

Gestão do Alojamento

GES

5

150

45

15

90

Contabilidade Geral II

FIN

5

150

30

30

90

Inglês IV

LIN

5

150

30

30

90

Francês IV

LIN

5

150

30

30

90

Estatística

MAT

4

115

30

15

70

Estágio II

TUR

6

180

30

120

30

Totais

30

895

195

240

460

 

Terceiro Ano / Primeiro Semestre

 

Unidade Curricular

Área

Créditos

Horas de Trabalho

 

 

 

Total

AT

ATP

TA

 

Gestão Ambiental e Sustent.

TUR

5

150

45

15

90

 

Operações Turísticas

TUR

5

150

30

30

90

 

Inglês V

LIN

5

150

30

30

90

 

Alemão I

LIN

5

150

30

30

90

 

Marketing Turistico e Hoteleiro

TUR

5

150

45

15

90

 

Gestão de Unidades Hoteleiras

TUR

5

150

30

30

90

 

Totais

30

900

210

150

540

 

                     

 

Terceiro Ano / Segundo Semestre

 

Unidade Curricular

Área

Créditos

Horas de Trabalho

 

 

 

Total

AT

ATP

TA

Relações Públicas e Eventos

TUR

4

115

30

15

70

Economia do Turismo

ECO

4

115

30

15

70

Inglês VI

LIN

5

150

45

15

90

Alemão II

LIN

5

150

30

30

90

Projeto

INV

4

115

30

15

70

Estágio III

TUR

8

250

30

160

20

Totais

30

895

195

250

410

 

Quarto Ano / Primeiro Semestre

 

Unidade Curricular

Área

Créditos

             Horas de Trabalho

 

 

 

Total

AT

ATP

TA

 

Alemão III

LIN

5

150

30

30

90

 

Plan. E Controlo de Gestão

GES

5

150

30

30

90

 

Empreendedorismo

GES

5

150

30

30

90

 

Direito e Legislação Turística

DIR

5

150

30

30

90

 

Auditoria e Fiscalidade

FIN

5

150

30

30

90

 

Gestão da Qualidade

GES

5

150

30

30

90

 

Totais

30

900

180

180

540

 

                       

 

Quarto Ano / Segundo Semestre

Unidade Curricular

Área

Créditos

 

Horas de Trabalho

Total

AT

ATP

TA

Seminários

TUR

3

90

15

30

45

TCC: Estág.Prof./Monografia

TUR

27

770

30

200

540

TCC: Estág.Prof./Relatório

TUR

27

770

30

480

260

Totais

30

860

45/45

230/510

585/305


Faça a candidatura online para a Licenciatura em  Gestão de Empresas Turísticas e Hoteleiras aqui